Sobre

S

O nome Noz Moscada Canoagem surgiu durante uma circunavegação na Ilha de Cananéia-SP em caiaques oceânicos, em 2017. Estávamos entre quatro amigos, Orlando, Gugu, Carol Teramoto e Bruno Saraiva.

Cananéia é um arquipélago ao sul do litoral de São Paulo, fazendo divisa com o Paraná. Possui suas ilhas mais conhecidas, a Ilha do Cardoso e Ilha do Bom Abrigo, tanto por sua história, quanto pela importância como Parque Estadual de mata atlântica preservada. Essa disposição de ilhas forma um grande sistema de canais, com diversas ramificações de rios na região e pelo menos três importantes barras de saída para o mar. A Barra do Ararapira, ao sul, a Barra de Cananéia e a Barra da Juréia, na região de Iguape. A região é muito propícia para atividades aquáticas e de canoagem oceânica de travessia.

A circunavegação tem aproximadamente 70 km e planejamos fazer em um final de semana. Como a região é repleta de manguezais, é difícil arrumar locais para aportar e acampar. Decidimos então fazer o primeiro dia mais curto e acampar na Eco Marina Cananéia, um lugar muito tranquilo e bonito. O Wilson recebeu muito bem a gente.

Após anoitecer, a Carol preparou um jantar pra turma. Uma macarronada! Fomos para o deck jantar e sentamos nas tábuas de madeira com os pratos nas mãos, uma garrafa de vinho e lanternas nas cabeças.

Durante o jantar surgiu uma história da Carol, de que a Noz Moscada em grandes quantidades (acima de 100g) pode ser alucinógena. Após o jantar, todos se deitaram e ficamos conversando olhando para o céu. Rapidamente a primeira estrela se movimentou. Todos viram que parecia uma estrela cadente. Porém a movimentação era constante e lenta e rapidamente notamos outros pontos de luz também se movimentando. Todos sóbrios obviamente, lá pela meia taça de vinho constatamos que eram satélites, dada tamanha visibilidade que temos na noite escura de Cananéia, sem poluição visual dos centros urbanos. Inclusive aqui conseguimos ver planctôns acendendo no atrito do remo na água, em noites escuras.

Satélites, ou seria Noz Moscada?

Daí surgiu o nome do que seria nosso grupo de canoagem.

O Bruno Saraiva, já remando há alguns anos e tendo recentemente buscado a formação da ACA (American Canoe Association), pensou em um modelo de troca de conhecimento através de cursos e travessias, educação ao ar livre e de conteúdos gratuitos através do site, ajudando a disseminar a canoagem oceânica no Brasil.

A Carol Teramoto participa também dos conteúdos do site. Trabalha com educação ao ar livre e guia de roteiros outdoor há vários anos.

Então começamos a Noz Moscada, com cursos com certificação ACA, onde promovemos um aprendizado onde teoria e prática andem justos, de forma flexível, experienciada e divertida. Além dos cursos, teremos eventos de travessias em caiaques oceânicos.

Siga-nos

Receba as atualizações do site através das redes sociais.