Origem do caiaque e da canoagem

O

Se você já teve a fantástica experiência de passar algumas horas remando um caiaque, você certamente deve isso aos povos que habitavam a região do Ártico. Esses povos inventaram os caiaques para usá-los como equipamentos de caça e sobrevivência há milhares de anos.

Esses povos nativos eram distribuídos da seguinte forma:

  • Esquimó ou inuit, subdividido em duas línguas principais:
    • Inuit: compreende os dialetos do norte do Alasca, Canadá e da Groenlândia.
    • Yupik: região centro-sul do Alasca e Leste da Sibéria.
  • Aleut ou aleuta
    • Aleut oriental: falado nas Ilhas Aleutas, nas Ilhas Comandante e Ilhas Pribilof no Mar de Bering.
    • Aleut atkano: falado na Ilha Atka e na Ilha de Bering.

Esquimós: Originalmente esquimantsic, literalmente significa comedores de carne fria.

Inuit com caiaque em 1854
Provável primeira foto de um Inuit e seu caiaque em 1854 – Crédito: firstpeoplesofcanada.com

 

caiaques FORAm a invenção perfeita para a caça marítima.

Os primeiros caiaques foram criados pelos Inuits de forma muito rudimentar, usando estruturas de madeira, ossos de baleias e pele de foca; a gordura da baleia era usada para impermeabilizar o caiaque para que ele pudesse navegar. Esses caiaques eram instrumentos de caça, originalmente para uma pessoa, mas havia também os Umiaks, invenção dos Aleutas do Alaska. Os umiaks eram embarcações maiores, que transportavam famílias inteiras.

Baidarka transportando família Aleuta
Umiak transportando família Aleuta

Os Inuits criaram a arte de manobrar o barco de forma impecável, dominando todo o conhecimento de auto-resgate pois não poderiam ficar nem sequer um minuto com parte do corpo submerso em uma água com temperaturas tão baixas.

Também criaram a técnica chamada rollonde o remador, quando vira com o caiaque, por meio de diferentes movimentos, faz com que a embarcação retome à posição correta, sem que seja necessário se soltar do cockpit. No português, esta manobra se chama “rolamento”.

Os Inuits usavam um traje de pele de foca chamado “annuraaq”, ao sair para caçar a bordo do caiaque que tinha o intuito de proteger o caçador das baixas temperaturas e umidade – a temperatura média nessas regiões no inverno é de -40º C, podendo chegar a incríveis -68º C. Atualmente, chamamos de “anorak” a jaqueta impermeável, que protege seu usuária da chuva e umidade.

Outro importante equipamento criado pelos Inuits é o Norsaq – propulsor que aumenta a força do lançamento de suas lanças ou arpões. Os Norsaqs funcionavam como um extensor dos braços e possuiam uma canaleta em um dos lados para o encaixe do arpão, além de dois cortes ergonômicos para segurar com mais firmeza em uma das mãos.

O fato de caçarem e remarem ao mesmo tempo, os inuits deveriam estar preparados para capotagens acidentais, realizando o auto-resgate mais rápido possível. Dessa forma, os norsaqs também eram utilizados para o rolamento. Rolamentos com só com as mãos também fazem parte da tradição Inuit, chamados de Hand Roll.

Norsaq Stick
Diferentes tipos de Norsaqs. Crédito: Qajaq Rolls

Os Inuits criaram os remos groenlandeses. Esses remos era feitos sob-medida e possuíam  algumas características que fazem com que sejam usados até hoje:

  • Pouco ruído e vibração na água. O que era fundamental para se aproximar da caça;
  • Pouca resistência aos ventos, fundamental nessas regiões polares;
  • Excelente para manobras e auto-resgates;
  • Desempenha boa velocidade com pouco esforço;

 

Leia nosso post sobre tipos de remo para caiaque.

 

Técnica balance brace ou equilíbrio no apoio usando remo groenlandês
annuraaq ou anorak Inuit
Annuraaq ou Anorak, vestimenta dos povos Inuits. Imagem: British Museum
Mapa do Polo Norte ou Mar Ártico
O Ártico é uma região polar localizado na parte norte da Terra. Formada pelo Oceano Ártico, mares adjacentes e partes do Alasca (Estados Unidos), norte do Canadá, Finlândia, Groenlândia (Reino da Dinamarca), Islândia, Noruega, Rússia e Suécia.

 

Por fim, deixo o documentário Nanook of the North, feito em 1922 e que mostra a rotina dos povos do Ártico e suas embarcações.

Adicionar comentário

Siga-nos

Receba as atualizações do site através das redes sociais.