Curso de Canoagem – Fundamentos (ACA)

C

Afinal, para que um curso de canoagem se o ato de remar é tão intuitivo? Normalmente esse é o primeiro pensamento que vem a cabeça, pois realmente é possível sair remando sem conhecimento prévio, diferente de outras atividades outdoor como mergulho, ou escalada.

No entando, a canoagem é uma atividade ancestral e muti-secular. Hoje existem muitas modalidades e há um imenso universo de técnicas dentro de cada uma delas. Muitas dessas técnicas servem para todas as modalidades.

American Canoe Association - ACAPromovemos cursos de canoagem com certificação internacional ACA (American Canoe Association), maior escola de canoagem do mundo, com quase 150 anos e mais de 400 mil alunos instruídos em sua história. No curso, teoria e prática caminham juntos, o que torna o curso dinâmico e os conceitos de manobras, técnicas e resgates podem testados e assimilados de forma divertida.

A intenção do nosso curso é fazer com que o aluno reme sobretudo com segurança e com conhecimento técnico, evitando situações de risco e sabendo lidar e antever essas situações caso ocorram. Segurança pois é um dos aspectos mais importantes do curso.

Fundamentos da canoagem oceânica – L2 ACA

Oferecemos um curso que aborda os seguintes conteúdos:

  • Técnicas de remada, otimizando esforço e prevenindo lesões;
  • Manobras e apoios: saiba manobrar o caiaque em qualquer direção, inclusive manobras curtas e também evitar capotagens;
  • Resgates: Saiba sair e reentrar no caiaque de diversas formas, incluindo resgatar um parceiro com eficiência;
  • Design e tipos de caiaques e remos: Saiba escolher o equipamento certo para sua modalidade e tipo de remada e entender as diferenças entre embarcações de acordo com seus desenhos;
  • Usar equipamentos de proteção, segurança e resgates.
  • Meteorologia (nuvens, raios, marés, ventos)
  • Planejamento de remadas e cartas náuticas

O curso Serve para qualquer tipo de caiaque?

O curso é feito em caiaques oceânicos, porém a maior parte do curso envolve técnicas, manobras e conhecimentos sobre equipamentos, ambiente e planejamento, que são compartilhados em diversas modalidades.

Preciso ter o caiaque e equipamentos para fazer o curso?

Não, em nosso curso de canoagem fornecemos o caiaque e todo equipamento necessário. E tudo de primeira!

Pra quem é recomendado o curso de canoagem

  • Pessoas que desejam iniciar na atividade tendo uma perspectiva completa;
  • Quem já rema mas deseja aprimorar suas técnicas;
  • Pessoas que pretendem realizar pequenas remadas e passeios;
  • Quem deseja fazer travessias e expedições;

Contemplação x Competição

A canoagem oceânica de travessia é uma modalidade de contemplação e integração com a natureza. É uma atividade onde muitos relatam uma intensa paz, possibilidade de observação e silêncio, tão desejados nos dias de hoje. A interação com animais também é muito interessante, pois o Brasil é um país com grande biodiversidade. Dependendo da região é possível visualizar, tartarugas, botos, rica ave-fauna, caranguejos, peixes variados.

Com consciência, é possível fazer turismo de baixo impacto viajando através de um caiaque. O caiaque oceânico é polivalente como uma mountain bike, podendo ser usado em rios, mares, represas, praias com ondas, tanto no lazer de um dia, quanto em viagens, usando seus compartimentos para levar todo o suprimento necessário.

A canoagem de travessia portanto não visa competir e sim contemplar, fazer uma atividade física, viajar. Ela é um instrumento para desfrutar do meio ambiente de uma perspectiva diferente.

Agora estamos operando cursos de canoagem em Santos-SP e eventualmente em Cananéia-SP e Bertioga-SP. Para saber sobre datas ou agendar um curso fale conosco através do nosso formulário de contato, clicando aqui.

Em Cananéia os botos (ou golfinhos) são presença frequente.

Instrutor: Bruno Marques
Bruno Marques

Desde criança sempre pratiquei muitos esportes. Remava de vez em quando, nesses caiaques de turismo que geralmente se alugam em algumas praias. Mas posso dizer que comecei mesmo na canoagem há uns 5 anos, através de um livro da Simone Duarte, a primeira mulher a fazer uma travessia entre Rio de Janeiro e Santos há mais de 20 anos. Após ler o livro, fiquei encantando com a simplicidade do relato e a riqueza da experiencia.

Fui buscar instrução. Desde o princípio, me identifiquei muito com os conhecimentos das culturas ancestrais da canoagem, os povos do norte, não só pelas técnicas, mas pela eficiência de seus conceitos, tanto na construção de caiaques, remos quanto no conhecimento da natureza, que são retestados e usados até os dias de hoje.

Fiz vários cursos e expedições com o Christian Fuchs, uma das maiores referências na canoagem na América do Sul. Aos poucos fui me envolvendo e me aprimorando, até que surgiu a oportunidade de me formar como instrutor ACA.

Tive oportunidade também de fazer uma oficina de rolamento com o Dubside, um mestre no roll.

A American Canoe Association, ou ACA, fundada em 1880, é a escola que mais introduz e instrui pessoas com relação a canoagem no mundo. Ela está presente em vários países pelo mundo e na América do Sul temos instrutores no Chile, Argentina e aqui no Brasil.